PENSAMENTOS

Prece inicial

Primeiro momento: distribuir aos evangelizandos pedaços de papel celofane, em formato de coração, de diversas cores (preto, vermelho, amarelo, azul, transparente). Pedir que eles andem pela sala, olhando através do papel colorido, dizendo baixinho como se sentem, olhando o mundo através daquela cor. Após alguns minutos, as crianças devem trocar os pedaços de papel com os colegas, diversas vezes, até que todos tenham observado a sala com todas as cores de papel.

Segundo momento: indagar aos evangelizandos:

Enxergaram bem com todas as cores?

Era mais fácil de ver com alguma cor? Por quê?

Com qual cor gostaram mais? Por quê?

Terceiro momento: O evangelizador deve ajudar os alunos a concluir que era difícil enxergar através do preto, que tudo parecia triste; que através do amarelo as coisas pareciam ter cores que não possuem; que quanto mais escura a cor (vermelho, azul), mais difícil de ver; que através do papel celofane transparente era possível perceber melhor os objetos, os outros papéis coloridos e a expressão dos colegas. A idéia é comparar as cores com os sentimentos que temos: preto - tristeza; vermelho - euforia, agitação; azul claro - calma; transparente - paz, harmonia - melhor maneira de ver as coisas.

Quarto momento: explicar que os papéis celofanes são em forma de coração simbolizando que cada pessoa vê a vida e o mundo conforme os sentimentos que possui. Por isso as pessoas percebem de diferentes maneiras as mesmas coisas, como se cada uma olhasse através de uma folha colorida diferente.

Quinto momento: lembrar a importância do pensamento e das palavras, modos como expressamos os sentimentos que temos no coração. O pensamento positivo é um hábito que se adquire praticando. Através do pensamento é que se originam nossas atitudes, por isso a importância dos pensamentos otimistas. Pensamentos negativos, pessimistas, são como lixo: poluem a mente e o corpo, ocasionando sensações ruins.

Mas como ter pensamentos bons? Procurando ver sempre o lado bom das coisas, escolhendo coisas construtivas para fazer, leituras edificantes, brincadeiras e conversas positivas (sem fofocas, brigas, brincadeiras de guerra ou filmes de terror); estando em sintonia com a Espiritualidade Superior através da prece, sendo otimista. Perante as dificuldades nossas atitudes devem ser de fé e confiança em Deus, crença em si mesmo (nas capacidades que possuímos), oração e vontade de agir corretamente.

7 comentários:

Anônimo disse...

!!!! não dá para ficar sem admirar seu trabalho! Parabéns, eu aproveito todos.bjs, Lu

cashemere disse...

Oi! Estou passando aqui pra te visitar. Foi a D. Lourdes que me indicou seu blog e eu adorei. Trabalho com ela na evangelização infantil.
Já estou te seguindo.
Bjks
Débora

Anônimo disse...

oi Luciene,... mandei um e-mail para vc gostaria que vc dessa uma olhadinha, sou a Lourdes do blog meimei primeiros passos
meu email é lugaldiano@yahoo.com.br.
bjs,Lu.

Unknown disse...

O ggogle me ajudou a chegar aqui e gostei do que vi. Lhe desejo apoio cada vez mais da espiritualidade superior para que tenhas mais realizações no campo da evangelização e que compartilhe aqui suas aulinhas. Obrigada e vou começar a seguir seu blog. bj.

Unknown disse...

OLÁ ADOREI CONHECER SEU BLOG.
MEU CHAMO ISABEL E FUI CONVIDADA A SER EVANGELIZADORA E CONFESSO QUE ESTOU COM UM POUCO DE RECEIO,POIS NÃO SEI SE TENHO CAPACIDADE PARA ESSE TRABALHO APESAR DE SER PROFESSORA E TRABALHAR COM PESSOAS DE SAÚDE MENTAL..E VOU SEGUIR AS SUAS ORIENTAÇÕES ,POIS ACHEI ÓTIMAS.
BEIJOS NO SEU CORAÇÃP

Unknown disse...

Oi Lú estou muito feliz em encontrar-lhe aqui pois, vai me ajudar muito tenho 2 turminhas de evangelização infantil e comecei a dar aula agora nao tenho muita base mais amo criança e lá no centro onde estou ajudando as crianças são muito necessitadas de evangelização e principalmente de carinho e atenção muito obrigada. Tenha um excelente final de semana

Anônimo disse...

Nossa tenho 15 anos sou evangelizador do GEGOL( Grupo Espirita Gotas do bairro esplanada BH eu adorei seu blog só não achei onde segui-lo

Postar um comentário