Espírito protetor

Prece inicial: amigo Jesus, ilumine nossa aula de hoje, para que possamos juntos aprender sobre nosso Espírito protetor que nos acompanha diariamente, mesmo quando estamos dormindo. Ele nos auxilia, nos protege e tenta nos conduzir para o caminho do bem. Para que possamos ser ajudados, temos que aprender a senti-lo ao nosso lado e pedir através da prece que ele nos guie e nos proteja.

Primeiro momento: contar a história Espíritos protetores.

Segundo momento: conversar com as crianças, lembrando que Jesus tem muitas pessoas para cuidar e como ele quer que todo mundo se sinta bem protegido, e com um amigo bom de verdade, que cuida da gente, que nos alegra e que nos protege, ele deixou junto de cada um de nós um amigo invisível. Esse amigo é um Espírito que nos acompanha sempre, todos os dias, que chamamos de Espírito protetor ou anjo da guarda. Através da prece e das boas atitudes nos aproximamos dele.

Terceiro momento: pedir que as crianças façam silêncio, e quem quiser feche levemente os olhos, procurando ouvir as batidas do próprio coração. Nesse momento em que eles vão se encontrar mais tranqüilos, o evangelizador deverá ressaltar a importância do Espírito protetor em nossas vidas.

Nosso Espírito protetor é nosso amigo, quer que sejamos felizes, faz tudo para o nosso bem. É carinhoso, alegre e bondoso, sempre podemos solicitar a sua orientação através de uma conversa franca, de uma prece feita com o coração e ele nos auxiliará. É um amigo que Deus, em sua infinita bondade, colocou ao nosso lado para nos auxiliar a seguirmos o caminho do bem.

Quarto momento: levar montado de acordo com o nr. de crianças, porta-retratos bem simples, isto é, um pedaço de cartolina com um suporte para ficar em pé. Distribuir recortado um desenho de menino (para os meninos) e de uma menina (para as meninas), solicitar que eles pintem. Posteriormente distribuir um desenho representando o Espírito protetor já recortado, que poderá ser pintado ou não. Também pode ser distribuído o desenho inteiro para pintar e montar o porta-retrato. Montar com eles o porta-retrato de maneira que o Espírito protetor fique próximo ao desenho da criança. Fica um lindo trabalho e aqueles que quiserem poderão levar para casa. Abaixo sugestões de desenhos feitos pela evangelizadora Cristina Chaves, da Sociedade Espírita Casa do Caminho, Bairro Jardim das Palmeiras em Porto Alegre/RS, responsável pelo site http://www.freewebs.com/sementinhasdocaminho.

Obs.: se alguma criança sentir medo e não quiser levar o porta-retrato para casa, não insistir e sim respeitar, ressaltando que nosso Espírito protetor é nosso amigo e quer o nosso bem.

Prece de encerramento: não se esqueçam nunca de que seu Espírito protetor estará sempre ao seu lado, toda vez que se sentirem sozinhos ou sentirem medo orem pedindo a ele que os ajudem no momento difícil, e que os proteja. E quando estiverem felizes, não se esqueçam de orar a Deus e lhe agradecer por momentos tão bons. Se soubermos pedir e também agradecer, certamente, seremos mais felizes.

Sugestão: maternal

1 comentários:

Unknown disse...

super legal a aula. Não sou evangelizadora, mas curiosa. Adorei a didática.

É tão bom constatar que há muitos envolvidos no processo de contrução, num mundo em que assitimos o oposto se propagando.

Parábéns!

Postar um comentário