As três revelações

I-OBJETIVOS:
Levar o aluno a:
* Identificar as três revelações;
* Conceituar revelação;
* Identificar o Espiritismo com a terceira revelação.

II. INCENTIVAÇÃO:
Perguntar: “O que é significa Revelação?”.

III. DESENVOLVIMENTO:

Revelação é trazer à luz algo que está oculto; é sair de sob o véu; é desvendar um segredo.
- No sentido gramático, esta palavra quer dizer tornar conhecido do homem aquilo que ele desconhece.
- No sentido religioso, é a verdade que o homem não consegue alcançar por si mesmo, isto é, não pode descobrir por meio da inteligência nem com o auxílio dos sentidos. É preciso que alguém venha trazer para ele. Este alguém é o revelador, um mensageiro de Deus, que pode ser chamado pelo nome de profeta ou messias, isto é, um enviado ou um missionário que está encarregado de transmitir algumas mensagens aos homens.
Exemplos: Sócrates e Buda foram reveladores, que vieram ao mesmo tempo, em lugares distantes, dizendo as mesmas coisas, de uma maneira diferente, adaptada aos grupos a que se dirigiam.
As revelações surgiram quando a humanidade passou a ter capacidade de raciocinar.

1ª REVELAÇÃO:
 MOISÉS era um judeu criado na corte egípcia como príncipe. Certo dia, movido por incrível força interior, rompe com a sua corte e empreende longa e árdua luta para libertar seu povo do jugo egípcio. Levou então o seu povo para atravessar o deserto, demorando-se ali durante 40 anos. Durante esta travessia, ele recebeu Os 10 Mandamentos, um dos primeiros códigos morais da humanidade, conseguidos através de suas faculdades mediúnicas. Recebeu também da espiritualidade instruções para reunir setenta dos anciãos de Israel, dentre eles os que exerciam maior autoridade sobre o povo, para formar o Colégio dos Profetas.
 No conjunto das leis implantadas por Moisés, é necessário distinguir duas partes distintas: a Lei de Deus, recebida no Monte Sinai e as leis civis e disciplinares. A Lei de Deus é eterna e imutável, perfeita; as outras leis eram apropriadas aos costumes e ao caráter do povo. Eram um conjunto de leis que deveriam servir apenas a uma época, pois o povo era muito indisciplinado, e precisava ser tratado com mais rigor. Por isso instituiu a “Lei de Talião”, conhecida como “olho por olho, dente por dente”, que impunha ao agressor a mesma pena que tinha feito o outro sofrer.
 Desta forma, Moisés e sua lei impuseram e fixaram, definitivamente o monoteísmo, a crença num Deus único e imaterial, noção que o povo custou a observar, mas que se manteve para sempre.

 Observação: o nosso Chico Xavier declarou, em entrevista, que o querido Emmanuel fazia observar que o primeiro livro recebido pela humanidade, “um livro de pedra”, procedeu do mundo espiritual... Foi psicografado.

2ª REVELAÇÃO:
Jesus Cristo: “Eu não vim destruir a lei, mas apenas dar-lhe cumprimento, disse Jesus”.
 Jesus nasceu no meio de um povo orgulhoso e endurecido, hipócrita, mas que já tinha inteligência e capacidade de entender as coisas.
 Ele enfrentou pesadas lutas para conseguir desempenhar a sua missão: ensinar novos conceitos ao atrasado ser humano da época, revelar-lhes quem é Deus e o que devem ser os homens uns para os outros, demonstrar praticamente os poderes do espírito.
 Pela primeira vez, chega ao ser humano a noção de paternidade, misericórdia e providência divina; manda o Mestre que amemos a Deus e ao próximo como meio de libertação e evolução espirituais. Jesus falou, portanto, uma linguagem radicalmente diferente daquela que Moisés empregou para os seus bárbaros patrícios.
 Ele veio ensinar aos homens que a verdadeira vida não está na Terra, mas no Mundo Maior, que ele simbolizou como o Reino de Deus (“Meu reino não é deste mundo”)
 Entretanto, não disse tudo, limitando-se a lançar o gérmen de verdades que, segundo Ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas.
 A vinda de Cristo era aguardada com grande emoção pelo povo judeu. Porém, Moisés tinha dito que Deus enviaria um profeta igual a ele. Por isso, os judeus estavam na expectativa de um Messias guerreiro, invencível, que varresse a Palestina dos invasores romanos e restabelecesse o poder ao povo de Israel.
 Como Cristo não veio como um rei, nem trouxe a espada para lutar, mas ao contrário, veio em uma família humilde, pregava o amor, não desejava nenhum poder nem posição política, ordenava que a espada fosse guardada e trouxe como apóstolos humildes pescadores, suas palavras não tiveram muito crédito.
 Ele prometia a bem-aventurança aos pacificadores e aos mansos. Recomendou que se perdoasse o inimigo não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete.
 Por isso Ele não foi aceito como o Messias e os seus inimigos não descansaram enquanto não O crucificaram.
 Entretanto, Jesus nos revelou um Pai diferente, um Pai de infinito amor e misericórdia, soberanamente justo e bom, que ama a todos sem distinção.


TERCEIRA REVELAÇÃO:

O Espiritismo

Jesus disse que não deixaria a Humanidade órfã, que enviaria o Consolador, o Espírito da Verdade, a fim de restabelecer, no seu devido tempo, todos os seus ensinamentos, quando o homem estivesse mais preparado para recebê-lo:
“E eu rogarei a meu Pai e Ele vos enviará outro consolador a fim de que fique eternamente convosco”.
“Porém, o consolador que é o Santo Espírito que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo que vos tenho dito”. (João 14:16 – 26)
João 15:16
“Quando, porém vier o Consolador, aquele Espírito de Verdade que procede do Pai, que eu vos enviarei da parte do Pai, ele dará testemunho de mim”.

João 16:12,13,25
“Eu tenho ainda muitas coisas que vos dizer, mas vós não as podei suportar agora”.
“Quando vier, porém aquele Espírito da Verdade, ele vos ensinará todas as verdades, porque não falará de si mesmo: mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-a as coisas que estão para vir”.
“Eu tenho-vos dito estas coisas debaixo de parábolas. Está chegando o tempo, em que, mas abertamente vos falarei do Pai”.

• Não há nada para acrescentar à lei do Cristo, mas a Doutrina Espírita nos dá a capacidade de compreender o que Jesus deu em forma figurada. Chega numa época em que já podemos raciocinar e entender, pois já crescemos em cultura: é a fé raciocinada.

CARACTERÍSTICAS DA TERCEIRA REVELAÇÃO

1. VERDADE:
A verdade que a Doutrina Espírita traz:
- Imortalidade da alma
- Invidualidade (levamos para outras vidas nossas virtudes e imperfeições e vamos progredindo)
- Gradação evolutiva: assim como a Natureza não dá saltos, nós também vamos nos melhorando aos poucos, passando do rudimentar ao sábio;
- Mundo Espiritual: os dois mundos se interpenetram

2. ORIGEM DIVINA:
A Doutrina Espírita é de origem divina.

3. IMPESSOAL:
Não há uma figura central na terceira revelação. Na primeira foi Moisés; na segunda foi Jesus. Na terceira não é Kardec, ele apenas codificou o ensino dos Espíritos.

4. INICIATIVA DOS ESPÍRITOS:
Nós, os encarnados, não podem provocar o fenômeno mediúnico (o telefone só toca de lá para cá).

5. COLETIVA:
Milhares de médiuns receberam as comunicações de vários Espíritos em várias partes do mundo. É a falange do Espírito de Verdade. Se fosse um único Espírito a se comunicar por um único médium, seria uma opinião própria.

6. CONCORDÂNCIA:
Todos os ensinamentos que chegaram das diferentes partes do mundo eram absolutamente concordantes, falavam a mesma coisa.

7. PROGRESSIVIDADE:
O Espiritismo caminha sempre com o progresso e jamais será ultrapassado. Segundo Kardec: “A Doutrina Espírita dá a primeira palavra, mas não a última”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas as sugestões de vocês. É uma maneira GRATIFICANTE DE AJUDAR! Nosso "PATRÃO" deve estar muito satisfeito com vocês!... Parabéns e Obrigada. M. Mercedes

Postar um comentário