LEI DE CONSERVAÇÃO III- 7 a 14 anos

Jogo da Conservação (Idade sugerida: 7 a 14 anos), por Cinthia Bersonette e Rita Foelker
Material: Jogo de trilha em tamanho gigante, formado com quadrados ou retângulos de colorset (Formato: A4, ½ ou ¼ de A4, dependendo do material disponível e do espaço que se tem) com cores variadas para cada tipo de casa.(*) Ex.:
Casas comuns: Verdes
Casas com tarefas: Azuis
Casas com perguntas: Rosa
Casas-placas: Amarelas

As casas comuns (verdes) não teriam nada escrito.

As casas com tarefas (rosa), trariam dizeres como:
- Mostre um exercício físico bom para a saúde e avance 3 casas.
- Jogue o plástico no recipiente certo (haveria caixas de cada cor de lixo reciclável) e avance 3 casas.
- Acerte o lixo no cesto e avance 2 casas.
- Dê exemplos de 3 frutas com a letra M e avance 2 casas.
- Dê exemplos de 3 verduras que se podem comer cruas e avance 2 casas.
- Diga 2 formas importantes de cuidar dos dentes e avance 3 casas.
- Diga 1 tipo de fonte renovável de energia e avance 3 casas.
- Etc
As casas com perguntas (azuis) teriam os dizeres: “Responda corretamente a avance 3 casas”. O educador teria uma relação de perguntas previamente formuladas, baseadas no capítulo da Lei de Conservação, de O Livro dos Espíritos. Os alunos poderiam ser orientados para ler este capítulo, na aula anterior, como forma de se prepararem para a atividade.

As casas-placas (amarelas) devem ser lidas em voz alta cada vez que se passar por elas. Quem passar pela placa sem ler voltará ao início do jogo. Elas trarão dizeres como:
- Escove muito bem os seus dentes.
- Coma verduras e legumes.
- Proteja a Natureza.
- Diga NÃO às drogas.
- Fumar prejudica a saúde.
- Jogue o lixo no lixo.
- Não deixe seu lixo na praia.
- Mantenha suas unhas limpas e cortadas.
- Cuide bem das plantas e animais.
_ Não jogue lixo pela janela do carro, manter saquinho dentro do carro.
- Use sempre o cinto de segurança.
- Etc

As casas do jogo seriam distribuídas pelo chão cada vez de um jeito, de modo que nunca ficasse igual.
Haveria também um dado ou roleta de números que cada aluno usaria para jogar. Cada aluno escolheria um objeto para ser seu peão, que poderia ser tampa ou embalagem plástica.
Como em todo jogo de trilha, vence quem chegar primeiro ao final.
Depois de jogar, perguntaríamos o que é conservação, porque este jogo se chamava jogo da conservação, por que ela é importante e o que acontece com as pessoas quando elas desrespeitam esta lei.
(*) Sugestão da amiga da Cinthia para o tabuleiro: Abrir caixas de leite longa vida sem rasgar e usar com a parte cinza para cima. Os retângulos poderiam ser ou não unidos uns aos outros por barbante

0 comentários:

Postar um comentário