Mediunidade II

Base doutrinária para o Evangelizador: Evangelho segundo o Espiritismo; livro dos Médiuns, Crianças do Além cap.4

Objetivo: Perceber a função de intermediário, entender como o médium colabora e interfere na transmissão do pensamento do Espírito.
• Entender que a mediunidade é uma faculdade comum a todas as criaturas ( pela intuição, todos nós somos médiuns)
• Compreender que, seja qual for a faculdade mediúnica, ela deve se utilizada para o Bem e em favor do Próximo

Atividades iniciais
1. Canto
2. Prece inicial
3. Introdução do tema: O tema será introduzido através de um diálogo com as crianças, utilizando as perguntas:

Como a gente se comunica com as pessoas? ( fala, escrita, rádio, T.V, etc)
Alguém pode comunicar comigo através do telefone se eu não tiver um? ( a cr/ deverá perceber que poderei utilizar o telefone do vizinho)
Se eu não falar Alemão, poderei entender uma pessoa que está tentando me dizer algo falado ou escrito, nessa língua?
• Uma pessoa que não enxerga pode receber uma comunicação por escrito e ler? ( lembrar que somente será possível se tiver estudado o sistema brailer)
Uma pessoa que não ouve e não fala pode-se comunicar com outras que têm o mesmo problema? E com pessoas que falam e ouvem?
Se puderem, como se dá essa comunicação?
( A cada resposta será feito comentários mais específicos)

Apresentar para a turminha o alfabeto do surdo-mudo



Fazer alguns gestos para as cr/ tentarem descobrir a palavra

4 . Desenvolvimento do tema: Explicar para as crianças que existe também comunicação do mundo Espiritual com os encarnados.
Os Espíritos são seres humanos desencarnados. São o que eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos.
Eles têm as suas ocupações como nós temos as nossas
Muitos deles procuram ajuda para melhorar, progredir.
Eles têm influência sobre nós, os encarnados agindo através do pensamento e também através de recursos especiais que algumas pessoas têm. Essas pessoas são chamadas de médiuns, o que quer dizer que têm faculdade mais desenvolvidas que outras pessoas. Essa faculdade é chamada de mediunidade. Todos somos médiuns de nascença, pois temos intuição ( explicar o que é ), mas somente alguns têm mediunidade.
Os Espíritos têm que ter uma maneira, um código ( como o surdo-mudo) para se comunicar com os encarnados. Essa comunicação é feita pelo médium, se ele permitir. Seria como um "aparelho" que permite a comunicação entre dois mundos o material e o espiritual, mundo material poderia ser o que vemos, e o espiritual o que sentimos. Não vemos o amor mas podemos senti-lo. Alguns médiuns transmitem essas mensagens de diferentes modos: alguns ouvem, outros conseguem ver os espíritos, outros escrevem as mensagens, etc. O médium que servir de comunicador tem que ter conhecimento da Doutrina Espírita e moral elevada, pois senão fica sendo brinquedo dos Espíritos brincalhões ou maldosos.
Se algum Espírito precisa comunicar com uma pessoa com urgência e esta não tem a mediunidade, o espírito procura um médium para ser o canal,, ou seja, o intermediário ( como no caso da pessoa que não tem telefone)

Plano de aula enviado por Margarida

0 comentários:

Postar um comentário