Conceito de Espiritismo e Movimento Espírita


 Objetivo:
Conceituar Espiritismo e Movimento Espírita. Caracterizar o Movimento Espírita.
Conteúdos Mínimos:
O Espiritismo é o Consolador Prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou. Movimento Espírita é a união dos espíritas com o objetivo de divulgar os princípios da Doutrina Espírita e colocar em prática esses ensinos, através de atividades de estudo, de assistência espiritual e material desenvolvidas pelas instituições espíritas.
Sugestão de Atividades:
Iniciar com uma prece
1.    A evangelizadora proporá as crianças a fazer uma viagem imaginária na maquina do tempo: Iremos primeiro ao passado em busca  daqueles acontecimentos que marcaram a história do Espiritismo. Recordar as fatos que antecederam a codificação: (promessa de Jesus, fenômeno de Hayd...), fatos da vida de Allan Kardec, enfatizar a importância da sua contribuição para a Doutrina Espírita, o surgimento do Espiritismo no Brasil, breve relato, a história de como surgiu as Sociedade Espírita em nível de Brasil, estado, município. Viajaremos após para o futuro em busca de acontecimentos que gostaríamos  que ocorressem para o crescimento da Doutrina Espírita e da União dos espíritos. O evangelizador irá pedindo a contribuição das crianças nessa viagem.
2.    Após o termino da viagem a evangelizadora reúne as crianças em grupos e solicita que eles escrevam em um papel, os acontecimentos mais significativos das viagens tanto do passado como do futuro.
3.    Cada Equipe comentará o seu trabalho aos outros grupos. É necessário que explique porque considerou importante cada um dos acontecimentos listados.
4.    A evangelizadora solicitara as crianças que formulem questões para ser respondida por algum dirigente da Sociedade. Os evangelizadores deverão participar de alguma atividade da casa durante a semana para que as questões sejam respondidas.
5.    Questões: - Quem é o fundador da Sociedade
§  Como a Sociedade se mantém?
§  Quais as atividades da Sociedade?
§  Como ela contribui para unir seus trabalhadores?
§  Como se dá os Estudos da Doutrina pelos trabalhadores da Sociedade?
6.    Convidar o grupo para passear pelas salas da sociedade, esclarecendo quais as atividades ali realizadas, quem realiza, procedimentos, dias, horário. Explicando que desde as condições até o desenvolvimento dos trabalhos  só é possível graças  soma dos esforços de varias pessoas em torno do ideal espírita.
7.    Retornar a sala.
8.    Solicitar que eles tragam para a próxima aula as respostas das questões onde será socializada no grupo.
9.    . Encerrar com uma prece.
Técnicas e Recursos Didáticos:
Técnica: Viagem imaginária, atividade em grupo, exposição dialogada, questionamentos, passeio.
   Didática: Papel, lápis, questões, história.
Avaliação:
O encontro será considerado satisfatório se os evangelizandos participarem com interesse das atividades propostas pelo evangelizador.
Bibliografia:
Kardec, Allan. O que é o Espiritismo.


By: FERGS

2 comentários:

Rose Macloud disse...

Muito bem elaborado e simplificado esse tema e a didática. Aplicarei hoje com meus alunos. Obrigada!

Anônimo disse...

Grata.

Postar um comentário