A Família de Jesus


Objetivo:
Conhecer alguns fatos da vida de Jesus.

Conteúdos Mínimos:
O pai de Jesus chamava-se José e a mãe Maria. Jesus era um bom filho, obedecia a seus pais, ajudava-os nas tarefas da casa. O pai de Jesus era carpinteiro e Jesus o auxiliava na oficina.


Sugestão de Atividades:
Prece.
1.   Integração:  conversar sobre a semana e o encontro anterior. Levar para esta integração Kit de instrumentos médicos e de carpinteiro (martelo, serrote, etc.) entre outros. Oferecer o material para os evangelizandos manusearem. Após perguntar para os evangelizandos sobre a profissão de seus pais. Dizer que vai contar uma história (anexo 1) onde um dos personagens era um carpinteiro e utilizava alguns dos instrumentos com os quais estavam brincando (martelo, serrote etc), e que se passou há muito tempo.
2.   Contar sobre a família de Jesus. Que seu pai era um carpinteiro que trabalhava com madeira e que Jesus o auxiliava na oficina. Ajudava, também, sua mãe nas tarefas de casa. Ressaltar que Jesus era um bom filho e que ajudava-os em casa. A história pode ser contada com a técnica: Teatro de Fantoches (anexo 2).
3.   História sobre a vida de Jesus.
Após ouvirem a história fazer algumas perguntas, tais como: - Como era o nome do pai de Jesus? e de sua mãe? – O que seu pai fazia? E sua mãe? Jesus ajudava-os?
Deixar que os evangelizandos contem com suas palavras a história e brinquem com  fantoches que poderão ser confeccionados por eles, ou de saquinho ou de palito de picolé.
Como sugestão de atividade: podemos levar os saquinhos prontos, as figuras recortadas e pedir que eles pintem e colem no saquinho o seu trabalho. Eles poderão brincar e memorizar os ensinamentos.
Prece.

Técnicas e Recursos Didáticos:
Técnica: História, fantoches, pintura, colagem.
  Didática: Kit de brinquedos (médico, carpinteiro, etc), cola, desenho, giz de cera.
  Anexos: 1- História; 2- Modelo dos Fantoches de Saquinho.

Avaliação:
Será considerado satisfatório o encontro se os evangelizandos  participarem das atividades propostas.



FANTOCHE

Outra atividade que desperta interesse é a criação de bonecos fantoches, para representar a história além de assimilar o conteúdo, a criança desenvolve a imaginação e o dom artístico. Uma vez planejados e feitos os bonecos, a apresentação se fará da melhor forma.



BY: FERGS

0 comentários:

Postar um comentário