Caridade



A caridade é a virtude fundamental, que deve sustentar todo o edifício das virtudes terrenas. Sem ela não existem as outras. Sem caridade não há fé nem esperança, porque sem a caridade não há esperança de uma sorte melhor, nem interesse moral que nos guie. Sem caridade não há fé, porque esta é um puro raio, que faz brilhar uma alma caridosa; a caridade é a sua conseqüência decisiva.

Fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que nos fizessem. Esta frase resume toda a doutrina de Jesus, porque é a expressão mais completa da caridade. Assim, tudo o que queremos de bom para nós devemos fazer aos outros.  Se todos praticassem este mandamento, seria o fim do egoísmo, que é a chaga da humanidade e um dos maiores obstáculos à felicidade. Não haveria mais guerras, nem conflitos, nem violência, pois o mundo viveria em Paz.

FAZEI O BEM SEM OSTENTAÇÃO
Jesus disse: “Não saiba a mão esquerda o que dá a mão direita”. Devemos praticar a caridade sem esperar retribuição, elogios ou recompensas perante Deus. A beneficência praticada sem ostentação tem um duplo mérito: além de ser caridade material, é caridade moral, pois não humilha quem recebe. A caridade está ao alcance de todos, independente de suas posições sociais e deve ser praticada de maneira espontânea, sem fingimentos.


a) Amai ao próximo como a ti mesmo ( )                               (1)  humildade

b) Amai os vossos inimigos ( )                                               (2) caridade, generosidade

c) Não julgueis para não seres julgados( )                              (3) coragem, fé, esperança

d) Fazei o bem sem ostentação ( )                                          (4) renúncia, obediência

e)Entre vós, o maior seja o servo de todo ( )                          (5) perdão

f) Renuncie, tome a sua cruz e siga-me ( )                             (6) fraternidade, amor

g)Tende bom ânimo, Eu venci o mundo ( )                            (7) benevolência, justiça                           

Respostas: a 6; b 5; c 7; d 2; e 1; f 4; g 3   

0 comentários:

Postar um comentário