FRANCISCO DE ASSIS


                                                                                                                            
Reconhecer que o Amor é o sentimento que identifica os verdadeiros missionários do Bem, sendo Jesus sua expressão máxima.

1. ATIVIDADE DINÂMICA: sugestões no MA-03 e MA-05.
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
3.1- Pedir que se apresentem três voluntários. Dizer a cada um o quanto: - ele é obra única do Criador. Prender na sua roupa uma etiqueta escrita “você é muito importante”. Pedir que cada um escolha alguém do grupo e faça o mesmo dizendo, de coração, o quanto ele é importante; colar a etiqueta e assim sucessivamente.
3.2- Sugerir que o grupo, noutros momentos, amplie esse número de pessoas: na família, na escola, no trabalho, na instituição, na vizinhança... , dizendo a cada um: “Você é muito importante!”.
3.3- Pedir que expressem suas opiniões sobre a atividade, que nos leva a pensar que todos, sem exceção, somos importantes para Deus.
4- ATIVIDADE REFLEXIA
4.1- Dialogar com o grupo, promovendo a reflexão:
– Somos importantes em quê? O que nos torna importantes?
– Será que cada um de nós tem alguma tarefa especial na Terra para fazer? Ou estamos aqui só para “aproveitar” a vida e nada fazer de bom?
– Será que é melhor estarmos ao lado de alguém importante para o mundo e sem amor no coração ou, ao contrário, pouco importante para o mundo e com amor no coração?
4.2- Narrar: o pobrezinho de assis
4.3- Perguntar:
– O que Francisco considerava mais importante na vida? Isso o fazia feliz?
– Somos importantes pelo que  temos ou pelo que somos?
– Francisco de Assis é importante até hoje; por quê?
4.4- Concluir que:
Ü Francisco era um missionário de Deus que veio à Terra com uma missão de amor. Não queria receber homenagens. “Todo o bem vem de Deus” - dizia ele.
Ü Todos nós temos também uma missão, mesmo pequena, a desempenhar: sermos cada dia melhores do que fomos no dia anterior.
5- ATIVIDADE CRIATIVA
Pedir que cada um desenhe a parte da história de que mais gostou. Montar um painel com os desenhos feitos.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.1- Pensar em Francisco de Assis irradiando muita luz. Ver que um desses raios o alcança. Sentir paz e imensa alegria.
6.2- Meditar:
Sinto que esta luz me traz paz e alegria.

7- AUTO-AVALIAÇÃO

O POBREZINHO DE ASSIS
D. Corina entrou na sala de aula, cheia de livros. A turma ficou curiosa e a querida professora disse que iria falar de uma pessoa muito importante. A escola estava trabalhando o tema “meio ambiente”. Como falar de meio ambiente - disse D. Corina - sem falar de Francisco de Assis, o irmão de todos? Irmão do sol, da lua, dos pobres, dos pássaros, da vida? De todos que fazem parte do meio ambiente?
Fig.1- D. Corina então mostrou o mapa da Europa e localizou na Itália a cidade de Assis. Falando da Itália todos lembraram das macarronadas, das pizzas e das corridas de fórmula 1. Os meninos lembraram dos times de futebol, do Roma, do Internacional de Milão, etc. Mas, ninguém sabia nada ou quase nada sobre Francisco - o pobrezinho de Assis.
Até que, de repente, Carolina levantou o dedo e todos os olhares se voltaram para ela, que começou a falar:
Fig.2- – Quando eu era bem pequena tinha pavor de morcegos e lembro que minha mãe contava que Francisco de Assis conversava com os animais. Um dia ele estava doente dos olhos mas precisou viajar para outra cidade. À noite pediu para dormir num quarto velho, abandonado, no fundo de um quintal. Quando se deitou começou a chover. O telhado era velho e estava cheio de goteiras. Para completar, apareceram alguns morcegos. Quem iria ajudá-lo? Naquela escuridão, tão sozinho... Ele pensou em Deus e agradeceu: a chuva, a cabana, o teto e os morcegos também. Por fim sentiu-se calmo, dormiu e teve lindos sonhos. De manhã ele acordou bem e muito feliz.
– Parabéns, Carolina, é realmente linda a vida de Francisco! Vocês gostaram? - perguntou a professora.
Então o Leandro, muito tímido, tomou coragem, e disse:
Fig.3- – Sim, D. Corina. Minha avó contou que viu, num filme, que Francisco quase caiu do telhado de sua casa tentando salvar um passarinho machucado. Mas o meu amigo foi subir no telhado e quase caiu de lá. É muito perigoso!
– É sim, Leandro. Francisco de Assis nasceu na Itália no ano de 1182. Era filho de um rico comerciante de tecidos e queria que o filho continuasse à frente desse trabalho. Francisco era muito inteligente, alegre, simpático, mas queria uma vida simples.
Fig.4- Um dia Francisco chamou o povo para perto de sua janela e começou a dar aos pobres muitos tecidos seus, que seriam para fazer suas roupas. O povo ficou feliz e ele mais ainda. Disse que não queria ninguém sentindo frio e ele com tanta coisa guardada.
– O pai brigou com ele, D. Corina? perguntou o Danilo.
– Brigou muito, Danilo. Ele não entendia que Francisco não gostava de ter roupas caras e os pobres sem nenhuma, só com trapos.
– D. Corina, eu gosto de histórias de animais, disse Larissa, a caçula da turma.
– Vou contar, então, o dia que um lobo feroz veio das montanhas para a cidade de Assis. Francisco vinha caminhando calmamente quando, de repente, a rua ficou completamente deserta. As pessoas correram assustadas para suas casas e fecharam portas e janelas. Vendo Francisco na rua começaram a gritar:
– Francisco... Francisco!.. . Lá vem o lobo! Cuidado! Cuidado!...
Fig.5- Para surpresa de todos, continuou D. Corina, Francisco sorriu e seguiu em direção ao lobo. Parecia que era um amigo que ele ia abraçar. O lobo, misteriosamente, veio na direção de Francisco e deitou-se a seu lado. Francisco fez um carinho no lobo que agora parecia ser muito manso.
– Professora!! ! Lobo é um animal muito feroz - disse o Carlinhos, surpreso. Como ele conseguiu isso?
– Só o amor de Francisco poderá explicar esse fato. Bem, para encerrar nossa conversa, vou contar como Francisco tratava os leprosos. A lepra era uma doença terrível, que não tinha cura. As pessoas tinham horror dos leprosos. Eles viviam longe da cidade, escondidos e, se apareciam, eram apedrejados. Porém Francisco chamava-os irmãos e beijava os leprosos carinhosamente.
As crianças saíram para o recreio, muito animadas, comentando sobre alguém muito importante - um missionário do Bem.
Fontes: "O mundo de Francisco de Assis" – Ariston S. Teles - Livre Editora - D.F.
 Filme: Irmão Sol Irmã Lua -Diretor: Franco Zefirelli                                   

IMAGENS





0 comentários:

Postar um comentário