A História Da Mulher Do Caixeiro-Viajante



OBJETIVOS: Possibilitar ao grupo momentos de reflexão sobre preconceitos e percepção.
DURAÇÃO: aproximadamente 20 minutos.
MATERIAL: Texto sobre a história da Mulher do Caixeiro-Viajante
PROCEDIMENTOS:
1. Distribuir o texto A História da Mulher do Caixeiro- Viajante.
2. Solicitar que alguém efetue a leitura.
3. Levantar o questionamento: “Quem é o responsável pela morte da mulher?
Normalmente, por ser um tema polêmico, que provoca discussões sobre valores morais, ética, preconceitos, dificilmente se consegue chegar a um veredito ou conclusão de consenso.


A HISTÓRIA DA MULHER DO CAIXEIRO-VIAJANTE
Era uma vez um caixeiro-viajante que, por conta do seu trabalho, passava vários dias e até meses fora de casa. Por esse motivo, sua mulher sentia-se muito solitária. Um dia, chegou à cidade um visitante que já conhecia a mulher do caixeiro-viajante e a convidou para sair. Uma vez que o marido era muito ciumento, a mulher relutou em aceitar o convite do amigo, porém, em seguida, saiu com ele.

Entraram num barco, atravessaram o rio que cortava o lugarejo e foram para um lugar conversar. Durante algum tempo, conversaram bastante e, quando ela percebeu, já era tarde e perto da hora do marido chegar. Atordoada, saiu às pressas e, na margem do rio, deu-se conta de que não dispunha de dinheiro para pagar a passagem de volta. Explicou o problema ao moço do barco e este não fez nenhum acordo no sentido de transportá-la.
Sobre o rio havia uma ponte. Bem no meio da ponte, vivia um doido que atirava, rio abaixo, as pessoas que por ali passavam. Não tendo outra alternativa, a mulher resolveu atravessar a ponte e o doido a atirou rio abaixo. Daí, ela morreu.

0 comentários:

Postar um comentário