Responsabilidade – Parábola da Torre




“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele. Dizendo: este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14: 28 a 30).

Se você fosse um engenheiro e tivesse que construir um edifício ou uma torre, que providências deveria tomar?

1)

2)

3)

4)

5)


“A criança e o jovem conscientes dos seus deveres não esquecem suas responsabilidades no trabalho, na rua, no lar, na escola, estudando suas lições e dando às suas atividades ou mesmo entretenimentos, o sentido positivo e equilibrado que o Evangelho e a Doutrina Espírita recomendam. Não podemos conceber aprendizado espiritual sem o cumprimento dos deveres mínimos.” (DIJ – Departamento de Infância e Juventude)

            Assim como o homem que quis construir uma torre foi responsável, que responsabilidades você tem no seu dia-a-dia, como um conhecedor do Evangelho e da Espiritualidade?

1)

2)

3)

4)

5)


            De que formas as pessoas listadas abaixo precisam ser responsáveis?

a)   um cientista e as descobertas que faz:



b)   o dirigente de uma Casa Espírita:



c)    o aviador e os avião de passageiros:



d)   a revisão de um veículo:



BY:  Alice Lirio

1 comentários:

janina disse...

Quando trabalhei este tema com meus alunos do 3º ciclo de infância construímos um painel de EVA, um mosaico em formato de castelo (era um desenho simples)e os "tijolos" eram pedaços de EVA onde se liam palavras relacionadas ao tema. Assim nossa "torre" se fez de diversas virtudes, as quais podemos conquistar e desenvolver através do estudo e prática do Evangelho de Jesus.

Postar um comentário