Bem Aventurados os que são mansos e pacíficos


Aula: Bem Aventurados os que são mansos e pacíficos – Maternal

Para o Evangelizador:
* AFABILIDADE, DOÇURA: “A benevolência para com os nossos semelhantes, fruto do amor ao próximo, origina a afabilidade e a doçura, que lhes são formas de manifestação. Entretanto, nem sempre é prudente confiar nas aparências: a educação e os costumes mundanos podem aparentar tais qualidades”. (Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX. Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 6. A Afabilidade e a Doçura.)
* PACIÊNCIA, MANSUETUDE: “Sede pacientes. A paciência é também caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, como decorrência, muito mais meritória: a de perdoar aos que Deus situou em nosso caminho, para serem instrumentos do nosso sofrimento e para nos experimentarem a paciência “. (Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo IX. Bem-aventurados os Brandos e Pacíficos. Item 7. A Paciência)
Gentileza:
Conceito:Ser gentil é ser bom,fazer o bem nos atos mais simples da vida.
Ev.Seg.Esp.:A afabilidade e a doçura-instruções dos espíritos,cap.IX Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos.
"Gentileza gera gentileza".
Utilizando a técnica de teatro de varetas, narrar a seguinte fábula de Esopo:

A formiga e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
- Obrigada, querida amiga.

"Uma boa ação se paga com outra."


- Comentar com as crianças os atos dos personagens:
· Em que a pomba foi gentil com a formiga?
· Como a formiga agradeceu a gentileza?
· Vale a pena ser gentil?

Como podemos ser gentis no dia-a-dia? Dar exemplos como: ceder lugar na fila aos menores, compartilhar guarda-chuva,dividir o último lanchinho, dar passagem pra quem estiver com pressa...(esperar que eles também deêm exemplos). Inserir comentários sobre as conseqüências da cólera no contexto da história. Lembrar que é preciso ser gentil e bom não só quando se tem gente olhando - mas em todos os momentos de nossas vidas.

- Pedir para as crianças pintarem desenhos relativos à história e expor no mural. (No início da aula seguinte, faze um pequeno apanhado dessa aula e pedir que eles troquem os desenhos entre si, como incentivo à gentileza e ao bem estar proporcionado por esse sentimento, tanto ativa quanto passivamente – dando e recebendo.

0 comentários:

Postar um comentário