EXERCÍCIOS E MEDITAÇÕES


Pensamento x corpo
 Enquanto estamos pensando, as conexões entre o cérebro e o corpo permanecem ativas e todo o complexo orgânico fica em estado de alerta, ou atenção, dinamizado pelo pensamento. E esse estado de atenção, junto com outros fatores ligados principalmente à emoção, pode desarmonizar nosso ritmo interno, ou acelerá-lo em demasia.
Isto é muito fácil de ser observado.
Para tanto, basta relaxar, fechar os olhos e deixar o pensamento parado, silencioso, inativo, ficando apenas atento para observar, sem pensar, como está essa movimentação interior. Ela pode ser percebida como uma sucessão de imagens mentais desconexas, como sensações desarmonizadas, desagradáveis, agressivas, como um turbilhão interior cuja intensidade pode até assustar ou, então, na feição de serena tranqüilidade e bem-estar.
É claro que esse contexto também inclui a qualidade das energias psíquicas, ou “psicoenergia” que estão compondo nosso campo naquele momento, porque tudo dentro de nós interage, assim como o complexo de mecanismos dentro de uma máquina.
Nossa mente pode ser comparada a um computador com muitos softweres e muitos arquivos, trabalhando em ritmo acelerado e contínuo, que precisa, vez por outra, parar e executar “desfragmentação”, “sacandisk”, limpeza de disco, passar um antivírus, enfim, cuidar de si mesmo.
No caso da mente, ela realiza em nós os procedimentos necessários para nossa otimização interior quando relaxamos, paramos a máquina do pensamento, permanecendo num estado meditativo, de serenidade e paz.
Também é nesses momentos que a nossa luz interior pode expandir-se e sintonizar com faixas mais elevadas, haurindo energias superiores, assim como, também, receber orientações e inspiração.
Há várias maneiras de relaxar e harmonizar os ritmos internos, mas vamos sugerir uma bem fácil e rápida.
Feche os olhos e pense em algo que irradie uma impressão de tranqüilidade e contentamento, como por exemplo, as serenas águas de um lago à hora do crepúsculo.
Respire fundo algumas vezes, procurando relaxar. Não pense. Fique apenas olhando mentalmente para essa imagem, em estado de pura contemplação, sem deixar o pensamento fluir. Após alguns minutos observe como seu corpo relaxou e seu ritmo interno harmonizou-se.
Talvez lhe advenha vontade de espreguiçar, bocejar, ou mesmo suspirar. Faça-o, porque o relaxamento é um formidável antídoto para o estresse e também ajuda na liberação do sistema energético, quando bloqueado.
É muito útil fazer este exercício vez por outra, não só para relaxar, mas também para colocar a mente em condições de otimizar os mecanismos internos, ou para receber inspiração superior.
É por isso que nos exercícios respiratórios a orientação é para não pensar; ficar apenas prestando atenção à própria respiração, ou seja, em estado de contemplação, sem atividade do pensamento.
Diz André Luiz que o ser humano emite ondas cerebrais longas, médias e curtas.
Longas - Quando os pensamentos se acomodam às impressões comuns da criatura humana normal.
Médias - Nos estados de reflexão ou oração natural. É estado de aquisição de experiência por parte da alma, correspondendo a produção de luz interior.
Curtas - Em situações extraordinárias da mente, quais sejam as emoções profundas, as dores indizíveis, as laboriosas e aturadas concentrações de força mental ou as súplicas aflitivas. A mente, nestes casos, emite raios muito curtos ou de imenso poder transformador do campo espiritual, teoricamente semelhantes aos raios gama.
Diz ainda que no animal a vida mental flui em ondas fragmentárias, apresentando vida psíquica ainda embrionária, sendo essa a razão dele não racionar, ou seja, pensa, mas como seu pensamento é fragmentário, não há continuidade, portanto não há como raciocinar.
Mas nós, que somos seres racionais, por que não utilizar dos recursos ao nosso alcance para nosso próprio bem-estar?
  
Meditação no Mar e Prece pela Humanidade

Vamos agora orar pelo nosso planeta Terra e pela humanidade.

Vamos, então, fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos)

Vamos imaginar que estamos numa praia deserta, à beira-mar... (cinco segundos)

As ondas vêm quebrando suavemente na areia, molhando nossos pés... (cinco segundos)

Inspiremos calma e profundamente, procurando sentir a energia do mar entrando em nossos pulmões e espalhando-se pelo nosso corpo... (cinco segundos)

À nossa frente temos a imensidão do mar, e acima de nós o céu muito azul... (três segundos)

Vamos aproveitar este contato com a natureza, este momento de calma, para elevar nosso pensamento a Deus.

Eu vou fazer uma prece e vocês acompanham, só no pensamento: “Deus, nosso Pai, pedimos tua ajuda para a humanidade, para que ela se torne mais pacífica; que todas as pessoas possam compreender a importância da paz, o quanto ela nos faz bem. Pedimos também por todas as pessoas que estão sofrendo neste momento. Dá alívio a toda dor e ampara os que estão passando fome ou não têm onde morar. Ampara as crianças abandonadas e ajuda-as a encontrar alguém que cuide delas.

Finalmente agrademos Deus, Criador da Vida, por tudo que temos: pelo ar, pela água, pelas pessoas que nos amam e cuidam da gente, pela moradia, pela escola, pelos amigos e por tudo o mais.

Meditação na Floresta e Prece pela Natureza

Vamos orar pelo nosso planeta Terra e pela humanidade, que estão precisando muito de orações.

Vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos sentirmos mais tranquilos e calmos. (quinze segundos)

Vamos imaginar que estamos numa floresta, sentados ao pé de uma bela e grande árvore, encostados em seu tronco. (cinco segundos)

Em torno de nós há o verde da vegetação, e lá no alto podemos ver o azul do céu por entre as folhagens das árvores. (cinco segundos)

Procuremos ouvir com a nossa imaginação o canto dos pássaros, o som das folhas movimentadas pela brisa e um pouco mais longe o som da água de um riacho, correndo por entre as pedrinhas do seu leito. (cinco segundos)

Estamos em plena natureza, sentindo paz, tranqüilidade e alegria... (cinco segundos)


Agora eu vou fazer uma prece e vocês acompanham, só no pensamento:
“Deus, nosso Pai, pedimos que ajude o nosso planeta Terra, abençoando e protegendo a natureza... Pedimos que ampare todas as pessoas que estão sofrendo neste momento, seja por motivo de alguma catástrofe, seja por doenças, pela fome, ou quaisquer outras razões. Ampara as crianças abandonadas e ajuda-as a encontrar alguém que cuide delas. Pedimos também que proteja todos aqueles que estejam envolvidos com vícios, ajudando-os a se libertar desse terrível mal.

Finalmente agrademos Deus, Criador da Vida, por tudo que temos: pelo ar, pela água, pelas pessoas que nos amam e cuidam da gente, pela moradia, pela escola, pelos amigos e por tudo o mais.

Assim seja.”

Meditação pela Paz

Obs: Esta meditação deve ser falada pausadamente, com voz suave, baixa (mas audível para todos) e tranquila, e dando pequenos intervalos entre as frases.
 Feche os olhos. Vamos respirar calmamente.
(pausa: 5 segundos)
Preste atenção na sua respiração...calma, serena e profunda
...o ar enchendo o pulmão...
...agora esvaziando.
(30 segundos de atenção na respiração)
 Agora imagine que você vai enviar paz para todas as pessoas, para todo o planeta. Faça o sentimento da paz crescer em você.  (pausa: 5 segundos)
Imagine que você junta suas mãos como se fosse rezar. E só para imaginar. (pausa: 3 segundos)
Agora imagine que você está com as mãos juntas abertas para cima, como se fosse receber alguma coisa e que nas suas mãos aparece uma pequenininha bola de luz. (pausa: 5 segundos)
Concentre-na na bolinha iluminada que você tem nas mãos e imagine que ela é a Paz. (pausa: 5 segundos)
Com um sentimento cada vez mais forte e poderoso, imagine que a bolinha iluminada da paz, vai crescendo... e aumentando.
A sua energia da paz faz com que ela cresça cada vez mais. Quanto mais você fazer crescer sentimento de paz em você, mais a bolinha irá crescer... (pausa: 5 segundos)
e ela começará a tocar suavemente todas as pessoas que estão perto de você. Onde a bola toca, fica cheinho de Paz. (pausa: 5 segundos)
Ela vai crescendo mais ainda, e a bola iluminada da paz vai envolvendo mais pessoas, o lugar todo onde você está, o bairro, a cidade, os animais, as plantas, todos os lugares onde você deseja que a paz esteja.  (pausa: 10 segundos)

Muito bem! Agora que levamos nossa energia de paz pelo mundo, vamos, devagarinho voltando aqui para a nossa sala. (pausa: 5 segundos)
Respire vagarosamente e profundamente. (pausa: 5 segundos) Devagarinho vá abrindo os olhos. (pausa: 5 segundos)
Estão todos sentindo a energia da paz ainda?
Agora se espreguice bem gostoso.

Relaxamento, respiração e bons pensamentos

Para qualquer exercício respiratório, é fundamental fazê-lo com uma postura adequada.

Se você inspira o ar sentindo-se depressivo, vai contaminá-lo com esse valor negativo.

Se inspirá-lo sentindo-se doente, vai adicionar a ele valores enfermiços.

Por isso, ao fazer exercícios respiratórios, se estiver mal ou mesmo péssimo, pense numa cachoeira de águas leves e azuladas.

Sinta-se envolvido nessa energia pura e luminosa que as águas lhe oferecem, e inspire esse ar carregado de energia, vitalidade e alegria.

Visualize essa onda de força luminosa penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele, energizando-o e tornando-o forte e saudável.

Se você estiver bem, visualize-se por inteiro envolvido em atmosfera luminosa, carregada de vitalidade e alegria...

Ao inspirar essa atmosfera luminosa, leve também esses valores para seu mundo interno.

Tenha sempre em mente que o ar que respiramos impregna-se com a qualidade dos nossos pensamentos e emoções.

Exercício de Relaxamento

1 - Respire calma e profundamente algumas vezes, procurando relaxar.
2 - Solte todos os músculos do rosto, do pescoço, dos ombros, das costas, dos braços...
Solte os músculos do tórax, do abdômen, das pernas e dos pés...
Sinta-se completamente relaxado.
Não pense... Apenas sinta um estado de calma, de profunda paz e contentamento.
3 - Feche os olhos e Imagine um belo lugar da natureza com verdes montanhas e planícies, riachos de águas claras, árvores, flores e céu azul.
4 - Observe as montanhas distantes, o campo verdejante,  procurando sentir esse ambiente...
o cheiro do capim...
as cores e a beleza das flores...
o toque da brisa em seu rosto...
em seu corpo, e diga com alegria:
Bom dia natureza!

Meditação no Planeta Terra e pela Paz

Vamos agora gerar boa energia para o nosso planeta.

Então, vamos fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos)

Vamos imaginar que estamos numa nave espacial estacionada à grande altura e de onde vemos a Terra girando lindamente no espaço. (dez segundos)

Pensemos com muito amor no nosso planeta, como se o estivéssemos abraçando com muito carinho. Afinal, trata-se da nossa casa cósmica ... (cinco segundos)

Pensemos nas belezas da natureza, nas matas verdes... (três segundos), nos oceanos azuis... (três segundos), nas cordilheiras geladas... (três segundos), nas terras férteis onde são plantados alimentos que nutrem os seres humanos e muitos animais. (cinco segundos)

Vamos envolver a Terra num sentimento de amor e de paz. (dez segundos)

Agora vamos abrir os olhos e continuar sentindo esses sentimentos tão bons que são o amor e a paz.

Meditação na Montanha e Prece pelo planeta, natureza, animais e seres humanos

Hoje vamos orar pelo nosso planeta Terra e pela humanidade, que estão precisando muito de preces e de boas vibrações.

Fiquem todos de olhos fechados para se concentrarem melhor.

Procurem relaxar... fechem os olhos e respirem fundo algumas vezes... (dez segundos)

Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha, no finalzinho da tarde... (cinco segundos)

Ao longe vemos o mar, sob o horizonte luminoso do pôr-do-sol... Mais perto, a paisagem recortada por montanhas, rios e vales...

Aqui, no alto da montanha, podemos sentir a grandiosa paz das alturas, a brisa gostosa e suave em nosso corpo e a presença grandiosa da natureza, onde há tanta riqueza de vida (cinco segundos)

E aqui, diante da natureza, de tanta criação divina, vamos elevar nosso pensamento a Deus, numa oração, que vocês vão acompanhar só no pensamento:

“Senhor Deus, envolve o nosso planeta Terra em vibrações de amor e de paz, em toda a sua extensão. Abençoa a natureza... a água, a terra, o ar, as plantas e árvores e todos os animais. Abençoa a todos nós, os seres humanos. Ajuda todas as pessoas a se tornarem mais fraternas, mais pacíficas e mais justas. Ampara aqueles que estão sofrendo e preencha seus corações de esperança e confiança. Abençoa a todos nós que aqui nos encontramos e também os nossos familiares. Finalmente te agradecemos por tudo, porque tudo em nossas vidas representa lições para que possamos ser crianças mais solidárias, fraternas e justas. Assim seja.”

0 comentários:

Postar um comentário