TEATRO PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA




OS ENSINAMENTOS
Texto do: Nísia Análla do Araújo Macodo.
Personagens: Lídia, Gisele, Amor, Família, Lei de Causa e Efeito, Reencarnação (esses ensinamentos poderão ser representados por uma ou mais pessoas), Narrador.
Cenário: uma sala muito bonita, no centro da qual deverá ser montado um enorme livro (pode ser confeccionado tendo como capa placas de isopor), no qual deverá estar escrito bem grande: O EVANGELHO DE JESUS.
Músicas: As músicas sugeridas podem ser substituídas por outras, desde que falem do mesmo tema. No final estarão relacionadas as letras. Se tiver dificuldades em conhecê-las ou substituí-las, o personagem poderá declama-la em forma de poesia ao invés de antar.
...............................................................................................................................
Narrador: (Após cumprimentar as crianças) – Qual de vocês sonha durante a noite? No outro dia vocês se lembram do que sonharam? Comigo também acontece isso, às vezes eu me lembro, outras vezes não. Bem, mas hoje vamos conhecer um sonho de uma amiguinha nossa chamada Lídia, vocês querem?
Certa noite, Lídia teve um lindo sonho. Ela sonhou que estava... Bom, sabe o que eu vou fazer? Vou trazer o sonho da Lídia aqui para vocês verem. Atenção!
(Sai de cena. Neste momento coloca-se uma música suave. Após alguns segundos, entra uma menina observando aquele local, admirada, surpresa! A seguir começa a falar).
Lídia – Que lugar lindo! Onde será que estou? (vê o livro) – Que livro enorme! (lê em voz alta) – O Evangelho de Jesus! Nossa! Será que Jesus mora aqui? Preciso encontrar alguém para me explicar.
(Neste momento entra Gisele, se aproxima de Lídia sem que ela perceba e fala).
Gisele – Oi Lídia, tudo bem?
Lídia – (Assustando-se) – Oi! Quem é você?
Gisele – Meu nome é Gisele.
Lídia – Você me conhece?
Gisele – Sim, eu a conheço e estou muito feliz por você estar aqui.
Lídia – Que lugar é este?
Gisele – Lídia, você está em um centro espírita. Este local é uma sala, onde acontecem as aulas de Evangelização das crianças.
Lídia – Aulas de Evangelização das crianças? E o que vocês estudam nestas aulas?
Gisele – (Mostrando o livro) – Veja este livro.
Lídia – O Evangelho de Jesus! Eu estava exatamente olhando-o quando você chegou.
Gisele – Isso mesmo, o Evangelho de Jesus. Nele estão contidos todos os ensinamentos de Jesus, tudo que ele quer que nós façamos em nossas vidas.
Lídia – Que interessante! Gostaria muito de conhecer este livro para saber o que Jesus quer que eu faça.
Gisele – Sim, é exatamente isso que as crianças aprendem nas aulas de Evangelização. Hoje eu posso mostrar alguns destes ensinamentos, mas depois você precisa estudá-los para entender melhor.
Lídia – Oba gostaria muito de conhecê-los!
Gisele – Está bem. Venha, vou lhe mostrar.
(Neste momento, Gisele irá passando as páginas. Em cada uma estará escrito uma palavra ou frase. De acordo com as mesmas entrará um ou mais personagens e fala ou canta uma música)
Gisele – Vamos ver qual o primeiro ensinamento. (passa a primeira página, deverá estar escrito bem grande: AMOR).
Lídia – (Lendo em voz alta) AMOR.
(Neste momento entra o amor, um ou mais personagens, cantando a música Cor do Amor, no final, ele fala).
Amor – Eu sou o maior ensinamento trazido por Jesus. Ele quer que todos vocês tenham muito amor no coração. (afasta-se ou senta-se no chão)
Lídia – Que lindo! Posso ver outro ensinamento?
Gisele – Claro. (Passa outra página, está escrito Família. Entram os representantes da mesma, poderá ser um pai, uma mãe e um filho e cantam a música Papai e Mamãe).
Família – (Os três) – A família é muito importante. Devemos amar o papai, a mamãe, os irmãos e todas as pessoas de nossa família.
Gisele – Você gosta de sua família Lídia?
Lídia – Muito! Eu gosto muito de minha família.
Gisele – Vamos conhecer outro ensinamento? (passa a próxima página, estará escrito Lei de causa e Efeito).
Lídia – Lei de Causa e Efeito! Que Lei é essa?
(Entra o representante da Lei de Causa e Efeito, trazendo em suas mãos algumas sementes).
Lei – Aqui estou eu! Funciono da seguinte forma: tudo aquilo que vocês fizerem para as outras pessoas vocês receberão de volta. Observe esta semente, é uma semente de laranja, se eu plantá-la vai nascer um pé de quê?
Lídia – Ora, um pé de Laranja.
Lei – (Semente de Abacate ou outra qualquer – adaptar a pergunta e a resposta de acordo com a semente conseguida) – Está é uma semente de abacate, se eu plantá-la, vou colher o quê?
Lídia – (Rindo) – Abacate, ora!
Lei – Pois é assim que eu funciono. Devolvo de volta o que as pessoas plantam. Desta forma quem planta o bem para os outros recebe o bem de volta, mas as pessoas que fazem maldade recebem maldade de volta, entendeu? Portanto, faça somente o bem para colher o bem! Prestem atenção: (Canta a música Isto ou Aquilo).
Gisele – (Passando a página) – veja aqui, como é importante, é graças à sua existência que nós vamos melhorando o nosso espírito. (Está escrito REENCARNAÇÂO)
Lídia – Reencarnação? O que é isso?
(Entra a Reencarnação)
Reencarnação – Preste atenção! Reencarnar é a gente nascer de novo. Nosso espírito não morre. Quando o corpo morre o espírito vai para o Plano espiritual e depois nasce de novo, em um novo corpo, para evoluir sempre. Repita comigo: Nascer, viver, morrer, renascer, progredir sempre, tal é a Lei.
E a morte deixou de existir.
Em seu lugar, nova vida surgiu!
(Após as crianças repetirem a letra, lhes ensina a cantar)
Lídia – Meu Deus! Quantas coisas maravilhosas contém o Evangelho de Jesus.
Gisele – Sim, este é o livro mais importante que existe, e toda criança deve estuda-lo.
Lídia – Mas... Quando eu acordar, como vou estudá-lo?
Gisele – É só você frequentar as aulas de Evangelização do Centro Espírita.  Tudo o que as Evangelizadoras ensinam são lições do evangelho, ensinadas por Jesus!
Lídia – Claro que vou frequentar essas aulas. Não vou faltar nenhuma vez! Quero aprender todos os ensinamentos de Jesus e crescer sendo uma boa menina.
Gisele – Faça isso. Ao acordar lembre-se: você precisa frequentar as aulas de Evangelização. Jesus confia em você.
(Lídia sai de cena. Todos os outros personagens permanecem, sem se movimentarem. O narrador entra e conversa com as crianças).
Narrador – Vocês viram que sonho lindo que Lídia teve? Será que ela se lembrou ao acordar? (espera resposta) – Sim. Assim que acordou, lembrou-se do sonho e correu para pedir à sua mãe para leva-la às aulas de Evangelização.
(Neste momento todos se aproximam mais do centro do palco; Lídia entra e todos falam).
Todos – E vocês também amiguinhos, querem crescer com o amor no coração? Então venham aprender as lições de Jesus, nas aulas de Evangelização.
Esperamos por todos vocês!

A COR DO AMOR
De que cor, de que cor.
Você acha ser, você pensa ser.
O amor, o amor, o amor, o amor
Tem a cor do carinho, como o sol amarelinho
Tem a cor do perdão, e a beleza das mãos
Mãos que abençoam , e se juntam em oração.

ISTO OU AQUILO
Deus nos fez livres para escolher
Isto ou aquilo tens que resolver
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo
Quem planta colhe é causa e efeito
Decida sozinho mas pense direito
Ô ô ô ou isto. Ô ô ô ou aquilo

by: PELOS CAMINHOS DA EVANGELIZAÇÃO NO MATERNAL E JARDIM" dos Grupos do Google.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem muito comentário. Pois tudo que vejo aqui até agora é simplismente D +.

Unknown disse...

gosto muito de teatro principalmente teatro espiritas porque traz muito esclarecimento espirituais.

Unknown disse...

Amei é muito lindo.

Postar um comentário