Higiene


Quais são os cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico?

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a higiene: tomar banho, cortar as unhas e cortar os cabelos para manter a boa aparência, escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e depois das refeições, lavar as mãos antes das refeições, ao usar o banheiro e ao chegar da rua ou sempre que estiverem sujas, etc.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Andar calçado: manter os pés calçados, evitando vermes e micróbios, que penetram no corpo, causando doenças; também evita pregos e caco de vidros.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a alimentação: comer somente o necessário, sem excessos. Ingerir comidas saudáveis, legumes, verduras, frutas, procurando comer vários tipos de alimentos. Lembrar que alimentar-se bem não significa comer muito. Evitar o excesso de guloseimas (chocolates, balas, salgadinhos). 

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com a saúde: tomar cuidado com a higiene e a alimentação, cuidar para não se machucar quando brincar, evitar o excesso de sol, tomar vacinas, praticar esportes para exercitar o corpo físico auxiliando para que ele cresça saudável e forte, ir ao médico e ao dentista periodicamente para possíveis prevenções e outras atitudes que contribuem para preservar a saúde do corpo físico.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton3.gif Cuidados com nossa mente: ler bons livros e revistas. Assistir programação adequada para a idade: desenhos e filmes infantis (o evangelizador deverá explicar quais são os mais apropriados, ressaltando o perigo de assistir programas violentos e jogar jogos violentos no videogame). A higiene mental é muito importante para nossa saúde.

         Quinto momento - dinâmica: o evangelizador deverá levar uma cartolina com o desenho de uma árvore, poderá colocar como titulo “Arvore dos Desejos”. Mostrar o desenho para os evangelizandos e perguntar o que retrata.

         Colocar a cartolina em cima de uma mesa e pedir para que os evangelizandos continuem sentados até que um a um venha fazer o seu pedido. A chamada poderá ser feita por tamanho ou em ordem alfabética dos nomes.



         Ao colocar o cartaz sobre a mesa, o evangelizador deverá colocar nos galhos, vários tipos de frutas e algumas guloseimas do tipo: balas, pirulitos, bombons... e em seguida começar a chamar os evangelizandos, cada um deverá concluir a frase: “Eu desejo comer um(a)...” e retirar da arvore o que pediu. 

         O evangelizando deverá alertá-los que só poderão retirar uma única coisa e comer somente depois do término da aula.

         Quando todos já estiverem de posse de seus pedidos, o evangelizador deverá questionar individualmente a cada evangelizando, o porque da escolha e se o que escolheu faz bem para o seu corpo, justificando a resposta. Depois de todos apresentarem suas opiniões, o evangelizador deverá perguntar quais os cuidados que devemos ter com uma árvore e fazer a comparação de nossas necessidades físicas com a árvore, para que possamos crescer fortes e saudáveis para produzir bons frutos. 

         O evangelizador deverá reforçar a importância de sempre optarmos pelos alimentos naturais que trazem mais benefícios ao nosso organismo e dizer dos malefícios de alguns alimentos que algumas vezes preferimos, mas que são grandes inimigos do nosso corpo.

         Sexto momento: brincando e colocando em prática o que aprendeu. Nesse momento o evangelizador poderá escolher alguma brincadeira em que todos possam participar, para posteriormente, após o termino da mesma, conversar com as crianças sobre a utilidade de cada parte do corpo.

         Sugestões:

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton4.gif 01 – Adivinhações: o evangelizando que quiser vai à frente e tenta imitar um dos cuidados que devemos ter com o nosso corpo físico, para que seja adivinhada pelo grupo.

         
http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/cuidadocorpo2boton4.gif 02 - “Seja o Chefe”: uma criança realiza atividades de cuidados com o corpo e a turma imita.





0 comentários:

Postar um comentário