CONVIVÊNCIA FAMILIAR



ATIVIDADE INTRODUTÓRIA

CONTAR O SEGUINTE FATO:
Uma cachorrinha e uma gatinha foram criadas juntas e com muito carinho.Quando cresceram tiveram filhotes no mesmo tempo,mas a gata morreu logo depois. A cadela amamentou a sua própria cria e mais os filhotes da gata, cuidando deles, tal como se fossem seus(anexo 1) .

ATIVIDADE REFLEXIVA
Pergunte as crianças:
Uma cadela costuma criar gatinhos?
Por que isso acontece nesse caso?
Se a cachorrinha e a gatinha não tivessem crescido juntas e amigas ,o que teria acontecido?
Explicar que na vida em família,as pessoas mesmo diferentes uma das outras, também precisam conviver bem,ajudando-se para serem felizes.
Narrar: Os Cartões verdes
Propor que, por alguns minutos também brinquem com cartões verdes e vermelhos.
Colar em cada metade de uma folha grande a figura de uma criança. Depois apresentar uma situação e pedir a alguem do grupo que diga se a ação merece cartão verde ou vermelho,prendendo-o junto ao personagem(do cartaz)a quem foi imaginariamente atribuída a ação.Pedir que digam o porquê da ação ser certa ou errada.

EXEMPLOS:
A mãe de João pediu para ele guardar o uniforme. O mesmo respondeu "não vou guardar, não!"
Maria pediu emprestado a boneca mais bonita da irmã. Brincou muito com ela e quando a mãe chamou para tomar banho deixou a boneca no quintal.
O avô de João chegou em casa e abraçou-o perguntando: "Como vai, João?" O menino respondeu:"Vou bem, obrigado. E o senhor,vovô?
Maria estava sentada no ônibus. Entrou uma idosa e não tinha lugar para ela. Maria ofereceu-lhe o lugar.
João e sua mãe estavam esperando o elevador.Quando chegou no andar em que estavam, João abriu a porta e disse:"Entre, por favor, mamãe".
Maria e seu irmão estavam jogando boliche com alguns colegas.O irmão de Maria não conseguiaacertar.Um dos colegas gritou:"Você é burro?"Maria chegou perto e disse:"Você não é burro porque não derrubou o boliche, você só precisa treinar bastante que vai conseguir".

ATIVIDADE CRIATIVA
Oferecer meia folha de papel oficio para cada criança, pedindo que o decorem com flores ou outro motivo. Ensinar depois a dobradura de uma casa. Colocar o nome da criança na sua dobradura. Colá-las verticalmente numa folha grande.






by: Alice Lirio

0 comentários:

Postar um comentário